Se você não vai à COP30, a saída para ver o que vai acontecer lá está no ENASE (Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico).
Ou seja, com o tema – “O Setor Elétrico na COP30: Transição Energética Justa e Inclusiva”, o evento vai debater a consolidação de políticas climáticas.
Recentemente, o Electric News mostrou a lista dos palestrantes do evento que começa no próximo dia 11 e que se encerra, no 12.
ENASE 2025 também discutirá políticas públicas e climáticas
A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), por exemplo, levará pautas de transição energética como motor de inclusão social.
“Nosso país tem uma oportunidade histórica de liderar a agenda global da transição energética, aliando uma matriz renovável robusta, inovação tecnológica e compromisso com a inclusão. Considerando o setor elétrico como um dos principais vetores da descarbonização e da democratização da energia, precisamos garantir que essa transformação ocorra com justiça tarifária e alinhamento às metas climáticas”, destaca o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos.
Ele participará do Painel de Abertura com Autoridades e comentará propostas ligadas à modernização do setor, como o fortalecimento da distribuição.
Também será dito sobre o novo modelo do mercado livre, aberto para baixa tensão e o estímulo a medidas de competitividade do sistema elétrico nacional.
Vale reforçar que a CCEE tem papel central no desenvolvimento do mercado de fontes renováveis no Brasil. Entre suas mais recentes iniciativas está o lançamento de uma plataforma de certificação de energia renovável, que atesta a origem limpa da eletricidade comercializada, promovendo maior transparência e valorização das fontes sustentáveis.
A Câmara também conduz estudos técnicos sobre o hidrogênio de baixo carbono, uma das principais apostas para o futuro energético global. Além disso, mantém diálogo ativo com fóruns e instituições internacionais, reforçando o posicionamento estratégico do Brasil na transição para uma economia verde.