Brasil é o quarto maior em energia solar

Brasil é o quarto maior em energia solar

Brasil é o quarto maior em energia solar. É o que aponta o “Global Market Outlook For Solar Power 2025 – 2029″, da SolarPower Europe. Com isso, o País ficou atrás, só, da China, EUA e Índia.

Ou seja, pelo relatório, o Brasil adicionou, em 2024, 18,9 gigawatts (GW) de potência pico da fonte solar, número que representa cerca de 3% total do planeta.

Brasil é o quarto maior em energia solar

Com isso, o Brasil adicionou 15,6 GW em 2023 e 18,9 GW no último exercício. Os dados veem das usinas e dos sistemas de geração própria de pequeno e médio portes, em telhados e fachadas de edifícios, bem como terrenos.
Portanto, segundo balanço da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), no ano passado, foram adicionados cerca de 15,2 GWac da fonte solar, que representam os 18,9 GWp descritos no relatório.

Expansão fotovoltaica coloca o País em posição estratégica

Ou seja, vale dizer que em 2024, os investimentos totalizaram R$ 53,7 bilhões no Brasil, com a geração de mais de 457,7 mil empregos. Para a ABSOLAR, a expansão fotovoltaica coloca o País em posição de destaque na geopolítica.

Com isso, a fonte solar é a segunda maior na matriz elétrica nacional, com 56 GW em operação no Brasil, que representam 22,5% de toda a capacidade instalada.

Setor solar alavancou os empregos verdes

Portanto, o setor fotovoltaico brasileiro é responsável por mais de R$ 254 bilhões em investimentos acumulados, que geraram mais de 1,7 milhão de empregos verdes no País desde 2012.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp