COP30 mostra ar condicionado que reduz energia elétrica em 40%

Na fase de construção, os prédios comerciais de médio e alto padrão costumam seguir critérios mais rigorosos de eficiência ambiental. Isso ocorre porque, em sua maioria, são desenvolvidos por grandes incorporadoras que buscam certificações.

No quesito eficiência energética, os prédios comerciais modernos se destacam. É comum encontrar sistemas de iluminação e climatização, sensores de presença e controle automatizado, além de vidros de alta performance que reduzem o calor. Muitos também contam com painéis solares fotovoltaicos e sistemas de cogeração de energia, o que reduz significativamente o consumo.

Ar condicionado promete reduzir energia em até 40%

Os edifícios corporativos, comerciais e residenciais respondem por quase metade da demanda de energia elétrica no Brasil, conforme dados do Ministério de Minas e Energia. Ao consumo do setor imobiliário soma-se a contribuição de 6% das emissões de gases de efeito estufa, 139 milhões de toneladas de CO₂ por ano.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta que no primeiro tri deste ano, a demanda por eletricidade no país avançou 2,1% frente ao período homólogo, com alta de 3,4% no residencial e de 2,5% na indústria.

Segredo está na substituição do ar

De olho neste cenário, a Daikin, companhia global de climatização e refrigeração, irá expor na COP30 aparelhos de ar condicionado para uso em edifícios que reduzem o gasto de energia elétrica em até 40%.

No evento, os visitantes poderão vivenciar uma demonstração interativa que simula diferentes níveis de umidade, permitindo perceber diretamente como o conforto pode variar mesmo quando a temperatura é a mesma.

A solução que evita o resfriamento excessivo utiliza um ventilador com recuperação de energia para refrescar o ambiente interno, trocando calor e umidade entre o ar externo e o ar interno. Isso reduz a carga térmica sobre o sistema e ajuda a manter baixos níveis de umidade de forma confortável.

Por fim, além da economia proporcionada pela recuperação de calor, esse sistema ajusta temperatura do ar-condicionado para valores ligeiramente mais altos.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp